Vereadores: alienados ou omissos?

Câmara de vereadores omissa.
Povo sem representatividade!

Tenho presenciado ao longo desses dezessete meses do governo Carroça, estradas intrafegáveis; falta de iluminação nas ruas; falta de água nos povoados; merenda de péssima qualidade; salário do funcionalismo defasado; obras inacabadas; diversas irregularidades em licitações; e tantas outras coisas. E então, fico me perguntando qual é de fato o papel do vereador que pacificamente observa tudo como se tivesse às mil maravilhas?

Onde estão aqueles candidatos que esbravejavam nos palanques e trios dizendo que a razão da sua candidatura era o povo? Quem já levantou uma bandeira se quer, contrário a todos esses desmandos administrativos a não ser uns dois ou três vereadores da base de oposição?

Você eleitor, já parou para pensar que “eles” são coniventes com tudo isso? Que “eles” não temem à revolta de vocês eleitores, através das urnas?

Para entendermos melhor este cenário, não seria necessário ouvir todos os áudios das sessões da Câmara Municipal de Rio Real, basta falarmos um pouco sobre o debate entre o ex-prefeito e  a vereadora.

Antes de iniciar o debate entre o ex-prefeito Orlando Brito de Almeida e a vereadora e primeira dama, Maria do Socorro, todos achavam que seria um debate renhido em que seria difícil definir um vencedor, a não ser de forma pouco neutral. Foram lançados alguns ataques que deixaram pairar o mal-estar e a tensão emocional, no adversário político. Mas existiram 2 (dois) momentos que me chamou a atenção neste debate, realizado às 9:00h da manhã de sexta-feira, 27 de abril de 2018. Um deles,  foi o pronunciamento do ex-prefeito, que disse antes de iniciar o debate: “Eu gostaria de debater com o prefeito, de gestor para gestormas ele não veio e como você (vereadora) é quem manda em tudo mesmo, será como se estivesse falando com o prefeito”. – disse o ex-prefeito Orlando Brito de Almeida ao direcionar sua fala para a vereadora.

Pois bem…..

O debate foi muito caloroso, mas enquanto o ex-prefeito questionava a vereadora sempre pautado em temas pertinentes à política econômica e social do município, a mesma demonstrava ter uma habilidade incrível em ser safa, o que me lembrou inclusive a ex-presidente Dilma, onde perguntavam para ela uma coisa e a ela respondia outra completamente diferente, e ainda aproveitava para fazer um merchandise do governo, sem contar nos momentos em que levava o debate para o lado pessoal de forma muito nociva. (Os áudios estão nos grupos de WhatsApp).

Então em um debate como este, você começa a analisar o perfil dos nossos vereadores, a começar, claro, pela líder de situação, que deveria dar o exemplo. Ouça atentamente  a resposta da vereadora ao ser indagada por este que vos fala, sobre as irregularidades denunciadas; veja o que ela disse:

Disse: “o que ele posta nas redes sociais de licitações e contratos, isso não importa, nem importa ao governo porquê já está publicado”. – Vereadora Maria do Socorro.

Ou seja: em outras palavras, a vereadora disse: “não importa se está irregular, o importante é que estamos publicando”. Então eu vos pergunto: isto está certo? Quer dizer então que se aquela licitação de mais de R$ 378.000,00 (trezentos e setenta e oito mil reais) com passagens e hospedagens não fosse denunciada, teria passado despercebido, ainda que ilegalmente, imoralmente e irregularmente? Veja Aqui! E o que dizer de outras tantas irregularidades publicadas aqui neste blog?

Ora vereadora! Percebo que estás subestimando a inteligência da população realense, que felizmente está acordando e já tomando suas vacinas contra esse câncer que assola nosso município (o descaso com o dinheiro público), dinheiro este, que deveria ser utilizado para um bem comum, para a coletividade e bem estar da população, convertido em bons serviços para atender às demandas como deveria e não para beneficiar uma minoria como temos visto. O povo tem acompanhado todas as denúncias de irregularidades e já percebeu que o governo carroça sempre foi maquiado, não adianta mais ficar usando estes artifícios, pois o povo está se cansando de ser enganado.

Continuando…

Se você ouvir todos os audios do debate, perceberá quão grande é o nível de descaso e descompromisso que ainda existe na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Real quando o assunto é discutir e debater os grandes temas relacionados à vida política, econômica e social do município, e principalmente quanto ao papel do vereador, fato este que merece destaque na vida política da nossa cidade e que a população realense em sua maioria não percebeu ainda.

O que os “vereadores” parecem não notar, é que o povo que hoje clama por melhores condições de vida foi o mesmo que os elegeu, e que ao concordarem com toda esses desmandos do governo, estão dando as costas para este mesmo povo. 

Tenho convicção de que Vereadores são muito bem pagos pelo povo, não é para “acobertar” o prefeito e sim para fiscalizar e cobrar do mesmo, bem como criar e aprovar projetos de leis que venham beneficiar a população como um todo e não os interesses pessoais de uma minoria como temos visto até agora em Rio Real.

Portanto, cabe a todos os cidadãos analisarem as ideias políticas, a capacidade de liderança dos partidos, a atuação do Governo para, em função das suas convicções ideológicas, escolher entre a não tão diversa panóplia partidária, os protagonistas das ideias que realmente se concretizaram e que ainda querem ver concretizadas politicamente. Vale lembrar, que é um dever de consciência a nossa participação cívica como cidadãos para uma necessária revitalização das democracias do século XXI. Sendo assim, ainda que não suportem alguns discursos nas sessões, compareçam ou acompanhem pela rádio, façam sempre uma análise e reflexão, blindem seus ouvidos das mentiras contadas para os ludibriar, e em algum momento você saberá quem está realmente ao lado do povo; se aqueles que defendem o prefeito a todo custo, sendo omissos em suas atribuições, compactuando e acobertando as irregularidades, ou os que tem cobrado e reivindicado, lutando por seus direitos.

E vamos de charge, pois o debate foi   Orlando 7×1 Maria do Socorro.

socoro-carroca-1

Prefeitura Municipal de Rio Real
Repetindo erros na mesma história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: