Rio Real e a Farra da Leitoa

Depois de revelado e denunciado de que haviam servidores comissionados recebendo salários exorbitantes na Prefeitura de Rio Real, embora no portal da Prefeitura Municipal contenha um banner “Transparencia”, na verdade, não passa de enganação, porque ao acessar o portal não existe nada relacionado aos valores pagos aos servidores municipais, sejam estes comissionados ou efetivos.

Qualquer cidadão percebe que no intitulado “Portal de Transparência”, de transparência não existe nada, além de difícil entendimento foi vergonhosamente criado mais para facilitar a situação do gestor e do contador, do que para cumprir o que determinam às legislações de transparência pública.
Então, quando busquei no site do TCM/BA, e acessei os mêses de janeiro a dezembro de 2017, com exceção do mês de fevereiro, o único retorno que temos é a mensagem “Os dados não foram informados pelo Jurisdicionado!”, no caso pela Prefeitura. Mas antes das denúncias, todos estavam lá, e o mais interessante; de 8 cidades circunvizinhas, apenas Rio Real está assim, mas a folha da Câmara Municipal está funcionando normalmente, apenas a da Prefeitura que não.

Depois de verificado que os montantes das vantagens e gratificações de alguns servidores comissionados da Prefeitura de Rio Real são aberrantes, mais do que dobram, quadriplicam o salário base que têm por direito. Ainda podemos perceber que muitos deles recebem quase iguais a um cargo de secretário, advogado e, até de procurador do município.

Não vou nem dar exemplos, pois alguns já foram publicados e nenhum vereador averiguou, no entanto, deve-se observar que isso é uma falta de respeito para com aquele que trabalha duro no exercício há vários anos sendo efetivo (concursado), pois além de receber uma mixaria, sofre para pagar suas contas, enquanto outros funcionários que acabaram de entrar nesse governo, recebem salários exabundantes que chegam a ser quase 6 vezes maior do que deveriam receber. Isso é uma grande injustiça, uma sacanagem para com quem trabalha com seriedade em Rio Real, inclusive para o Povo Realense.

Gostaria de saber o que esses comissionados fazem de tão especial. Acredito que só eles e quem os protegem sabem, porque qualquer munícipe, principalmente do setor produtivo, já foi vítima ou é testemunha do péssimo atendimento desde o início desta gestão da Prefeitura de Rio Real com o prefeito Carroça. São recebidos por gente de nariz empinado, como se o contribuinte ou funcionário fosse um pedinte ou velhaco, estas são as muitas reclamações que chegaram a este que vos fala sobre alguns servidores contratados, principalmente na sede da Prefeitura.

O estranho de tudo isso, é que as vantagens são constantes, sempre engordam os salários, alguns aparecem uma vez na folha e não mais, agora vá saber por quê? Inclusive, muitos outros que atualmente “mamam” na Prefeitura não aparecem na lista do Tribunal. Existem inclusive, funcionários que residem em outra cidade, trabalha em outra prefeitura e empresa privada, mas está na folha da Prefeitura de Rio Real, “recebendo em folha” normalmente. Ainda existem funcionários que ficam em casa ou em qualquer outro lugar enquanto recebem seus salários, os chamados “fantasmas presentes”, existem, porém não trabalham. (Tenho provas de tudo que estou falando e me responsabilizo).

São denúncias gravíssimas que precisam ser investigadas pelos órgãos competentes, assim como também do vergonhoso nepotismo, tanto direto como cruzado, já que a lista que tenho deixa claro nome de parentes de secretários, de vereadores, prefeito e de pessoas que assumem cargos de confiança.
Só de vantagens e gratificações no mês de abril, isso apenas o que consta na lista do TCM/BA, chegou a quase R$ Jesus, prefiro que vocês mesmos vejam. Portanto, fica difícil não acreditar que o gestor não seja conivente com essa farra de regalias por parte de alguns comissionados municipais, não poderá reclamar da falta de dinheiro para a saúde, educação e obras prioritárias que os Realenses esparramados pelos bairros e povoados da cidade tanto anseiam e necessitam.

Só para lembrar sobre os cargos, o efetivo é o servidor concursado, que tem estabilidade, o comissionado é aquele que é contratado diretamente ou indiretamente pelo prefeito, pode ser cargo de confiança ou assessor especial, já agente político é o prefeito, secretário ou que seja equivalente.

Com tamanha farra de recursos públicos na atual gestão municipal, a pergunta que não pode calar é: cadê nossos nobres vereadores? Será que estão se furtando diante de uma das suas funções básicas que é a de fiscalizar a aplicação dos recursos da municipalidade pelo executivo municipal? Fica a dúvida se é ou não compreensível, porém imperdoável, os vereadores subservientes se omitirem porque também estão “mamando” nas tetas da “leitoa”, assegurando seus privilégios como empregos de parentes, aluguéis de veículos, tíquetes de gasolina para troca em dinheiro e tantos outros; também jamais podemos perdoar os vereadores oportunistas, aqueles que se dizem oposição, porém ficam em cima do muro até seus interesses serem saciados, daí suas ideias, valores éticos, morais e crenças vão todos para o fundo do poço e, finalmente, os vereadores oposicionistas, que devem se explicar o porquê ainda não tomaram nenhuma atitude, inclusive de representar junto ao Ministério Público Estadual para que se investigue o que a população Realense quer saber: o porquê da farra de vantagens e gratificação de certos municipários comissionados de Rio Real? E o porquê da indisponibilidade das informações no TCM, logo após as revelações destes abusos?

Enquanto isso, temos festas e mais farras nos contratos, e o povo, continua vivendo na velha Política do Pão e Circo.

Acesse o TCM em https://goo.gl/BzxAhV para verificar a veracidade dos fatos expostos nesta matéria.

01 Janeiro
Consulta Mês de Janeiro
02 Fevereiro
Consulta Mês de Fevereiro (Único disponível)
03 Março
Consulta Mês de Março

 

05 Abril
Consulta Mês de Abril
04 Maio
Consulta Mês de Maio
06 Junho
Consulta Mês de Junho

 

07 Julho
Consulta Mês de Julho
08 Agosto
Consulta Mês de Agosto
09 Setembro
Consulta Mês de Setembro
10 Outubro
Consulta Mês de Outubro
11 Novembro
Consulta Mês de Novembro
12 Dezembro
Consulta Mês de Dezembro

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: